sábado, 19 de setembro de 2009

UMA ABORDAGEM SOBRE A IMPERFEIÇÃO


"Toda a minha abordagem consiste em afirmar que ser contém um valor intrínseco. O fato de você apenas ser representa uma importante dádiva da existência; ao que mais você precisa ansiar? Só respirar nessa existência maravilhosa constitui prova suficiente de que a existência o ama, de que ela precisa de você, caso contrário, você não estaria aqui. Você existe! A existência o fez nascer...
um
único seixo a menos na orla marítima e ela não seria a mesma.
Uma única flor a menos e o universo sentiria falta dela.

(...)

A vida é maravilhosa em todas as suas imperfeições. Nada é perfeito... Perfeição significa morte! Perfeição significa que não há possibilidade de crescimento adicional. Perfeição significa que está tudo terminado. Imperfeição significa a possibilidade de crescer. Imperfeição significa a excitação de novas pastagens, o êxtase, a aventura. Imperfeição significa que você está vivo, que a vida vai continuar.

A vida é eterna, portanto digo que a vida é eternamente imperfeita. Não há nada de errado em ser imperfeito. Aceite sua imperfeição e a idéia de ser negativo em relação a si mesmo desaparecerá. Aceite seu estado atual e não o compare com alguma perfeição futura, algum ideal futuro. Não pense em como você deveria ser! Essa é a raiz de toda patologia – desista disso. Você existe do modo como é hoje e amanhã pode ser diferente. Mas você não pode prever isso hoje e também não é necessário planejamento para que isso ocorra.

Viva este dia em toda sua beleza, em toda a sua alegria, em toda a sua dor, agonia, êxtase. Viva-o em sua totalidade – em sua obscuridade, em sua luz. Viva o ódio e viva o amor. Viva o que existe neste momento.

Minha abordagem não é a perfeição, mas a totalidade. Viva o momento que se encontra totalmente disponível para você e o próximo momento nascerá dele."





Autoria: Osho
Livro: Meditação para pessoas ocupadas

Imagem: Internet





4 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Adélia querida. Este texto é perfeito. Você sabe o que escolher. Adoro o seu blog. Esta leitura me faz bem, me faz crescer. Hoje aprendi a lidar com a minha própria imperfeição e com a condição que ela me dá de evoluir. Perfeito. Beijos.

Jorge Nectan disse...

Muito interessante estecomentário do Osho.
Ás vezes não nos valorizamos, nos achamos um nada e ele nos tras que a vida nos ama de uma forma bem coerente.
Muito bom!!!

Beijo!!!

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Querida Maria José, podendo olhar por este prisma que Osho coloca, nos traz tranquilidade interna para acolhermos com carinho nossas imperfeições, nossas inabilidades e/ou nossas dificuldades. Só assim poderemos amar a nós e aos demais na totalidade do ser. E é nessa troca que estabelecemos, que reside a oportunidade de refletirmos um pouco mais ou de maneira diversa sobre a Vida. Namastê! Beijos.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Exatamente, Unknown! A Vida nos oferece em cada partícula de nosso Viver, inúmeros recursos que exalam Amor em nossa direção. Basta amplificar o Sentir e usufruir da melhor maneira possível. Beijo.