segunda-feira, 20 de julho de 2009

SOFRIMENTO NOBRE




- Adjustable Candle Light / Lotus Flower -



Existe um filósofo judeu famoso - o qual, incidentalmente, era o maior e melhor amigo de Franz Kafka e deve ser creditado pelo fato de que os trabalhos de Franz Kafka não tenham sido destruídos após a sua morte - falo de Max Brod.

E Max Brod, em um livro filosófico relativamente desconhecido que transpirava filosofia judia - especificamente a filosofia judia - fazia uma distinção entre o sofrimento nobre e não nobre.

O sofrimento nobre é aquele sofrimento que você não tem como evitar e não pode modificar. Então você tem que transcendê-lo, você tem que extrair o melhor dele, como eu havia dito em termos triviais, você tem que transformá-lo em uma realização, e esta realização então - caso você tenha conseguido fazer isso... esta conquista pessoal ... é a mais alta realização possível feita pelo homem. Nenhum animal consegue fazer qualquer coisa semelhante. Nenhum animal se questiona sobre se a vida tem um sentido ou não. Nenhum animal é capaz de transformar um predicamento em uma realização - só o homem. Mas se ele o faz, então ele atingiu o pico de tudo aquilo que o homem é capaz de fazer.




Entrevista concedida pelo médico Viktor Frankl
http://oemunctorio.blogspot.com/2009/07/viktor-frankl.html

Imagem:
tibetansalts.com/adjustable-candle-light-proj...

2 comentários:

Tereza Kawall disse...

Trnaformar a dor em processos criativos é um enorme desafio que a vida nos coloca;renascer a cada pequena morte das emoçoes velhas, das padrões adormecidos e indolentes.
um beijo
Tereza.

Jeanne disse...

Adélia, obrigada pela amizade e pelo carinho de sempre.
Feliz dia do amigo!
Beijos