quinta-feira, 2 de julho de 2009

UM OLHAR EXPANDIDO EM DIREÇÃO ÀS OUTRAS ESPÉCIES



O ser humano vem fazendo progressos maravilhosos. Precisa, entretanto, aprender, a partir de agora, a progredir junto com as outras espécies. Isto é, precisa aprender a pensar na repercussão do progresso sobre o meio ambiente e as outras espécies. Precisa incorporar o conhecimento de que fazemos parte, todos, da teia da vida, e que nenhum elemento ou espécie viva pode ser sacrificado em nome do "progresso" da humanidade!


O verdadeiro progresso é aquele que beneficia a todos os seres, sem excessão. Talvez, isso resulte em avançarmos mais lentamente, mas nos divertindo mais, consumindo menos e acumulando menos!


Dentro disso, vamos reavaliar nossa atitude em relação às outras espécies, baseada em conhecimentos limitados sobre elas e também em muitos preconceitos, difundidos, desde cedo, na escola, nos livros, pela televisão, cinema, propaganda patrocinada pelas indústrias ....


Já fez a experiência de se colocar no lugar de um animal? Um gatinho por exemplo: já parou um pouco e, num estado bem relaxado, experimentou olhar para as coisas através dos olhos de um gato, do corpo de um gato, da altura de um gato? Já tentou ficar parado, observando ao redor, como um gato? Com TODA a atenção do mundo?


É uma experiência e tanto! vale a pena tentar. A mudança de perspectiva, sair um pouquinho deste "eu" humano e olhar à volta com uma perspectiva completamente diferente permite que você nunca mais seja o mesmo, e que passe a olhar as outras espécies de forma expandida.




Autoria: Sheila Waligora
Livro: Eu falo, Tu falas... Eles falam

Imagem:
www.walldesk.com.br/papel-de-parede/wallpaper...