terça-feira, 7 de julho de 2009

"E O QUE ACONTECE COMIGO QUANDO EU MORRO"?



Não acontece nada, porque eu não morro.
A consciência pura não pode ser destruída; pode apenas ser expressa. Saber disso nos liberta do medo da morte porque nada no universo se perde; apenas se transforma.

Se eu e você estamos conversando pelo telefone e a linha cai, o que acontece conosco?
Para onde vamos?
Não acontece nada conosco e não vamos a lugar nenhum. Assim, também, é com a morte física, nada acontece conosco. Determinadas linhas de comunicação que se utilizam de um certo sistema nervoso foram temporariamente interrompidas. Mas continuamos ali. A alma não vai para lugar nenhum; é o corpo que se desfaz e volta à terra.

Então, onde fica a alma? Um dos maiores equívocos é pensar que a alma reside no corpo. As pessoas podem dizer: "Essa pessoa morreu e sua alma partiu", mas isso não é verdade. A alma não está no corpo. A alma se projeta como o corpo e a mente. Fixa um ponto noe spaço-tempo e se irradia ou se difunde pelo corpo. Assim como os personagens de um filme não estão dentro do nosso aparelho de televisão quando o estamos assistindo e Beethoven não está dentro do rádio quando o estamos ouvindo, a alma não está dentro do corpo. Ela está se projetando ou se expressando pelo corpo.
Se formos a uma livraria, encontraremos diversos livros sobre as chamadas experiências "fora do corpo". O verdadedeiro mistério é de que modo vivemos uma experiência "dentro do corpo". Acerditar que nossa alma está "dentro do corpo, olhando para fora", é fruto de uma alucinação convincente, porém induzida socialmente.
A alma não existe no espaço e no tempo; ela está além doe spaço e do tempo. Não obstante, tudo que chamamos de físico parece ocupar alguma pequena posição no espaço-tempo. A cadeira onde me sento está localizada em determinado lugar, e isso acontece durante um intervalo de tempo. Nosso corpo ocupa diferentes pontos do espaço-tempo.
Nossos pensamentos ocupam diferentes pontos do espaço-tempo, e tudo isso corresponde à localização de nossa alma, que não possui localização espaço-temporal. Podemos dizer, portanto, que a alma é transcendente.

Por isso, quando perguntamos Onde está minha alma?, não estamos fazendo a pergunta certa porque onde implica uma localização no espaço-tempo. A alma está em toda parte e em lugar nenhum ao mesmo tempo. Está em todos os lugares e em lugar nenhum em particular.
Se formos além da superstição do materialismo, veremos que nosso corpo-mente é um campo de inteligência, de força vital incondicional. A força vital se expressa por meio de infinitas transformações nesta ou naquela forma, neste ou naquele fenômeno, uma hora aparecendo, outra desaparecendo. Mas a força vital em si é eterna; ela é imutável, permeia tudo, e nós somos essa força.

A característica mais extraordinária desse campo de inteligência é sua atividade vital. Ela é a força vital do universo interagindo consigo mesma e se manifestando como a belís´sima dança da criação, manutenção e dissolução, ou renovação. Estas três forças operam em toda a natureza.

Se pudéssemos olhar para um campo quântico, veríamos uma partícula surgindo do vácuo. Esse é o ato criativo. Então, ela se torna uma onda nesse campo. Quando ela aparece por um breve intervalo de tempo, é o momento de atenção. Então ela desaparece de novo no vácuo. Essa é a dissolução, ou renovação. Em toda a natureza, vemos que coisas são criadas e renovadas, mas, para que a renovação aconteça, o velho deve morrer. E, de fato, estamos incessantemente recriando a nós mesmos no nível da mecânica quântica, no nível atômico, no nível molecular, no nível do corpo físico.



Autoria: Deepak Chopra
Livro: A Fonte da Felicidade Duradoura

Imagem:

theunexplainedmysteries.com/astral.html

Um comentário:

Aparecida disse...

Oi Adélia. Texto maravilhoso, que nos mostra a dança da vida-morte-vida no universo, coroada de rítmos abundântes. Vê quão perfeito é mergulhar em cada átomo que gira em torno do sol. Reconhece que só nosa alma conhece o rítmo dessa dança... Beijo.