domingo, 19 de julho de 2009

TRANSFORMAÇÃO INTERIOR




Horas antes de morrer, Thomas Merton, autor de The Seven Storey Mountain, deu uma palestra que concluiu fazendo um apelo para que existisse abertura à "dor da mudança interior":

O que é essencial... não está embutido nos edifícios, nas roupas, nem necessariamente incrustrado numa regra. Encontra-se em algum ponto de algo mais profundo que uma regra. Diz respeito a essa questão da transformação interna total.

De acordo com seu depoimento pessoal, Merton completou sua transformação interna em sua viagem pela Ásia, quando se postou descalço na presença dos gigantescos Budas de Polonnaruwa, no Ceilão. "Conheço e vi aquilo que estava obscuramente procurando", escreveu ele, "e não sei o que mais resta. Mas agora eu vi e atravessei a superfície, e fui além da sombra e das aparências".
Quando Merton perguntou a um monge budista: "Qual é o conhecimento da liberdade?", ele respondeu: "A pessoa deve escalar todos os degraus, mas depois, quando não exitirem mais degraus, deve dar o último salto. O conhecimento da liberdade é o conhecimento, a vivência, desse salto."




Autoria: Marion Woodman
Livro: A Virgem Grávida

Imagem:

www.craigharper.com.au/labels/personal%20deve...


Nenhum comentário: