domingo, 4 de outubro de 2009

"ONDE ESTÁ NOSSA ALMA?"



Depois de muitos anos de busca, finalmente, consegui compreender o que é e onde se encontra nossa Alma (ânima), fundamental para uma existência espiritual, portanto pacífica e feliz.

O mestre que me proporcionou tal compreensão?
O filósofo espanhol Baruch de Espinosa.
Até onde consegui alcançar Espinosa, sinto no coração que a Alma é uma potência pensante, que compartilha com o corpo físico, o interesse pela existência divina e por tudo quanto contribua para mantê-la. As percepções do corpo físico são imagens que, na Alma, se realizam como idéias afetivas ou sentimentos.

Assim, a relação originária da Alma com o corpo e de ambos com o mundo é a relação afetiva. Ou seja, para que a Alma se manifeste é preciso haver afeto.

Ao mesmo tempo, a Alma, com seu poder da atividade pensante, atua como um canal de comunicação entre o corpo e o espírito, tornando possível um Ser Animado (com ânima), onde o corpo físico percebe (com seus cinco sentidos físicos e os demais sentidos metafísicos possibilitados pela presença efetiva da Alma), receber (perceber) as informações da fonte: criação, inspiração, amparo, amor e luz, que resulta em leveza, bom-humor, gratidão, amor e evolução compartilhada: estado de Graça.

Um Ser Animado significa aquele que vive afetiva e efetivamente no mundo da realidade, do estar presente, do uso equilibrado do seu poder pensante:
Pensamento racional (lógico) <<->> pensamento espontâneo (intuitivo)
Um ser desanimado (sem ânima) significa aquele que vive no mundo da ilusão ou imaginação, fora da realidade, percebendo o mundo com todas as distorções provocadas pelas interferências (chiados) que os altos e baixos da polarização dos pensamentos em si e, do liga-desliga racional ou intuitivo, que resulta em densidade, medo, ansiedade, angústia e desilusão.

Neste caso, segundo Espinosa, a Alma se perde no corpo físico desanimado e doente: de corpo e Alma.Mas, a boa nova: desintoxicar-se é um ato 100% espiritual porque purifica corpo físico e Alma: assim todos os corpos.

Tal limpeza, celular e vibracional, torna a comunicação entre órgãos e sistemas muito mais harmoniosa e sana, mais precisa e amorosa: cúmplice e afetiva.Com o novo fluxo de eletricidade e vitalidade proporcionado pelos sucos verdes e vivos, as formas de pensamento (descritas a seguir) tornam-se acordadas e alertas: percepção com maior clareza e lucidez.Busquei colocar numa figura o lugar em que, no corpo mental, localiza-se a Alma, coincidência ou não, o mesmo em que encontramos a afetividade, o bom-humor e o riso.

Lembrando que a irradiação da Criação alcança primeiro o Espírito, que estará mais próximo (elevada frequência vibratória) ou distante (frequência vibratória mais densa) da Fonte em função do seu grau de Evolução.

Uma vez recebida toda a informação evolutiva (a irradiação é constante, não dependendo de tempo ou espaço), ela é irradiada para a sua Alma ou poder pensante.

Se houver poder pensante, ou seja, ânima, equilíbrio psicoemocional, presença no mundo real, as condições de assimilação pelo CORAÇÃO serão as ideais, que se encarregará de irrigar /irradiar as informações evolutivas para todas as células, órgãos e sistemas do organismo vivo.



Autoria: *Conceição Trucom
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=09173#


*
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.


4 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Adélia. Maravilhoso esse texto. Uma visão, ao mesmo tempo, igual e diferente, para a alma. É a alma, que me acolhe quando estou perdida; é ela que me consola quando estou triste, é ela que me faz sorrir, que me conecta com o Divino. Perfeito, como tudo que você escreve. É uma pena morarmos tão longe uma da outra. Tinha muita vontade de conhecê-la pessoalmente. Beijos.

Psiquismo Desmistificado disse...

Olá Adelia
Ótimo post.
Sem dúvida o poder do pensamento influencia nossa vida a todo momento. A maioria das pessoas não consegue perceber quanto poder temos.
Abraços fraternais

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Maria José Querida, quanto de belo seu ser expressa! Também gostaria de poder conhecê-la; quem sabe um dia, não é mesmo? Tudo é possível! Beijos.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Psiq. Desmistificado, grata pela visita e comentário! Abraço. P.S. Visitarei seu blog.