domingo, 25 de outubro de 2009

"VISÕES DO FUTURO" --- PRECOGNIÇÃO I


-Nostradamus - by Salvia Forme



"Além de ser um dos fenômenos mais antigos já registrados pela humanidade, a precognição continua envolta em certa aura de mistério. Mas o fenômeno já foi devidamente comprovado pela parapsicologia, e novas pesquisas e teorias estão sendo elaboradas".

Gilberto Schoereder


"Profecias, adivinhações, visões, sonhos, intuições... A humanidade já encontrou inúmeras formas para denominar a possibilidade de ter vislumbres de acontecimentos futuros. É um dos fenômenos mais comentados ao longo dos tempos, e pode ser encontrado nos livros sagrados de várias religiões e em relatos lendários e mitológicos das mais diversas culturas do planeta.
Nos estudos parapsicológicos, trata-se de precognição, fenômeno considerado pelos cientistas como nada mais do que uma clarividência ou uma telepatia cujo conteúdo se refere ao futuro. Em outras palavras, é o conhecimento direto de pensamentos, sentimentos,
sensações ou fatos futuros.

Wellington Zangari, coordenador do grupo Inter Psi, da PUC de SP, explica que é um erro referir-se à precognição como uma terceira modalidade de ESP (extra sensorial perception, ou PES, percepção extra-sensorial), ao lado da telepatia e da clarividência. “De fato”, ele explica, “ao falarmos de telepatia e de clarividência, estamos definindo o fenômeno pela fonte (de onde partiu) de informação: uma outra mente, no caso da telepatia, e um fato ‘captado’ diretamente do meio, no caso da clarividência. Se definirmos ESP pela variável tempo, então devemos considerar a possibilidade de retrocognição, simulcognição e precognição”.

Uma das formas mais conhecidas de ocorrência do fenômeno é durante os sonhos. Segundo levantamento apresentado por Zangari, entre os americanos 75% dos casos de precognição ocorrem em sonhos; na Europa ocidental, 60% dos casos ocorrem em sonhos;
na Inglaterra, 74% dos casos.

No Brasil, num estudo realizado por ele e por Fátima Regina Machado, 64% de uma amostra de 181 estudantes universitários tiveram sonhos com ESP. Desse total de 64%, 92% das pessoas tiveram mais de um sonho; 97% tiveram sonho especialmente vívido; 71% sonharam com evento trágico; 75%, com membro da família; 83%, com evento ocorrido dentro de 24 horas; e 63% contaram o sonho a alguém. A maior parte dos sonhos é realista, em oposição aos sonhos simbólicos; ou seja, as imagens se assemelham ao fato, geralmente indicando “o quê” e ”com quem” o fato sonhado está relacionado".




Fonte:
Revista Sexto Sentido (08/05/2009)

Imagem: Internet



Nenhum comentário: