segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

No ano-novo chinês, ambientalistas alertam: tigres correm risco de extinção


Felino em perigo
Tigres selvagens correm risco de extinção



"No dia 14/02/2010, a China comemora a entrada do Ano Novo Lunar, com o início do Ano do Tigre. Para aproveitar a data, organizações ambientais como o WWF (World Wildlife Fund) estão levantando um alerta: o felino corre sério risco de extinção.

Atualmente, existem apenas 3.200 tigres selvagens no mundo, a maioria na Índia – onde, no início do século XX, haviam mais de 100.000 animais viviam em liberdade. Três sub-espécies já foram consideradas extintas e uma terceira, o tigre do Sul da China, não é vista em liberdade na natureza há mais de duas décadas.

Embora a perda de seu habitat natural ainda seja uma das causas da queda de seus números, o maior perigo para a espécie ainda é a caça e tráfico ilegais, alimentada pela demanda, especialmente na China, por ossos, órgãos de tigre, usados em vários medicamentos tradicionais na Ásia. Pele de tigre também está na moda entre os novos-ricos chineses.

Entidades conservacionistas criticam o governo chinês, acusando-o de fazer vista grossa com a caça ilegal e permitir criações dos animais com o propósito de fornecer órgãos e peles para os medicamentos. Em janeiro, os 13 países asiáticos que abrigam a espécie se reuniram em uma conferência e se comprometeram a dobrar o número de tigres selvagens vivendo em liberdade até 2022. Em setembro, acontecerá na Rússia uma cúpula reunindo grupos conservacionistas e organizações internacionais para definir metas de conservação para os felinos".




Fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/02/14/no+ano+novo+chines+ambientalistas+alertam+tigres+correm+risco+de+extincao+9397886.html


5 comentários:

Jorge disse...

Lia,
uma boa lembrança neste ano do tigre sobre a sua extinção.
O homem ainda não compreendeu que, com uma raça extinta, o mundo não é o mesmo. Está um pouco pior.
E eu amo o tigre!!!!

Lia, um beijo com muita saudade,
Jorge

Cris Tarcia disse...

Olá Adelia, muito triste os tigres correrem risco de extinção, como o ser humano pode deixar que isso aconteça, e por nada pela pele, temos muito que aprender ainda

Um abraço

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Adélia. Minha filha era uma defensora dos animais. O ser humano ainda é muito cruel, não só pela caça irresponsável, como também pela ganância da ocupação do habitat natural dos animais. Para que tudo isso? Jorge tem razão ao dizer que o mundo fica pior. Beijos, amiga. É sempre um grande prazer recebê-la no Arca com os seus enriquecedores comentários.

Unknown disse...

Adélia, que tristeza isto! Todos os animais merecem ser preservados, mas particularmente acho o tigre um animal tão bonito!
Somos todos parte de Deus, inclusive os animais, mas parece que os homens esqueceram disto.
Beijos

Norma Villares disse...

Adélia amiga da alma.
Esse é o ano do TIGRE que iniciou dia 14.02, e todos temos oportunidade de usufruir essa presença tão forte e rica em nossa vida.


Nesse monento de tanta energia forte do tigre o bom é iniciar projetos.

Também é bom lembrar desse ser quase em extinção.

É sempre um grande prazer recebê-la em nosso espaço. Eu estava viajando no período do carnaval.

Saudades

Abraços sublimes.