sábado, 11 de junho de 2011

Relacionamentos...



"O relacionamento constitui o maior desafio para a pessoa, pois é apenas no relacionamento com os outros que os problemas não resolvidos ainda presentes na psique individual, são afetados e ativados. Muitas pessoas evitam a interação com seus semelhantes, para poder conservar a ilusão de que os problemas decorrem do outro. Já que é só na presença deste e não no isolamento, que surge a sensação de perturbação.

No entanto, quanto menos contato for cultivado, mais acentuado se torna o anseio por ele. Trata-se, aqui, de um tipo diferente de dor – a da solidão e da frustração. No entanto, o contato torna difícil manter a ilusão, pelo tempo que for, de que o eu interior não tem defeitos e é harmonioso. É preciso haver uma anomalia mental para alegar por muito tempo que os problemas de alguém no relacionamento são causados exclusivamente pelos outros. É por isso que os relacionamentos são simultaneamente uma satisfação, um desafio e uma medida de avaliação do estado interior. O atrito decorrente do relacionamento com os outros pode ser um instrumento de purificação e autoconhecimento para quem quiser usá-lo.

Ao recuar diante desse desafio e sacrificar a realização do contato íntimo, muitos problemas internos jamais serão ativados. A ilusão da paz e unidade internas proporcionada pela fuga ao relacionamento resultou até mesmo na crença de que o crescimento espiritual é intensificado pelo isolamento. Nada poderia estar mais distante da verdade. É preciso não confundir essa afirmação com a noção de que períodos de solidão são necessários para a concentração interior e auto-exame. Mas, esses períodos devem sempre ser alternados com períodos de contato – quanto mais íntimo for esse contato, maior grau de maturidade espiritual ele indica.

O contato e a falta de contato com os outros podem ser observados em vários estágios. Há muitos graus de contato entre os extremos absolutos do completo isolamento externo e interno, de um lado, e a mais íntima e profunda relação de outro. Existem aqueles que desenvolveram certa capacidade superficial de se relacionar, mas, mesmo assim fogem da revelação mútua mais significativa, aberta, sem disfarces. Eu poderia dizer que o ser humano médio da atualidade oscila em torno de algum ponto entre os dois extremos."



Autoria: Eva Pierrakos
Livro: Criando União

Imagem:
ctypes.com


8 comentários:

Jeanne Geyer disse...

Estou divulgando o novo blog espírita: http://renascerdoutrinaespirita.blogspot.com
É a nova casa onde estarei recebendo os amigos. Infelizmente o blog Doutrina Espírita foi invadido por hackers e mesmo depois de eliminar tudo, deixando apenas o espaço para postagem, continua dando mensagem de vírus. Assim, não foi possível sequer deixar um recadinho para explicar aos amigos e redirecionar para o novo link.
Beijos

Anônimo disse...

Adélia, o texto fala tudo!
Tenha uma linda semana!
Olha, passei por uma sepração sofrida e dolorida, continuo acreditando no amor e mais quero e muito encontrar alguém para sentir aquele frio na barriga kkkkkkk.
Sabe Adélia, hoje fico sabendo da tantas coisas do meu ex marido, das traições, que começou desde do namoro, sempre fui traida, hoje sei das respostas de muitas perguntas! E olha que bom que tive e tenho a chance de recomeçar, erguer minha cabeça e seguir... Agradeço muito por isso! E foi nesse relacionamento que veio minha continuidade, conheci o amor incondicional, Arabela, minha filha amada kkkkkkkk. Ai Adélia é simplesmente mágico o que ela me proporciona, em lugar e ninguém daria prazer igual! Vou seguindo e persistindo, pois busco o melhor pra gente, e como disse cada qual com seu limite, falo em relação ao pai, fazer o que né, ela a ignora, mas eu a amo!
Walquíria.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Jeanne, visitarei seu novo blog, com muito prazer. Grata pelo comunicado! Beijo.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Walquíria, tudo tem seu tempo, com um propósito. E você consegue atualmente analisar toda sua trajetória, com novas descobertas. Aqui se aplica a frase: há perdas que são ganhos. Ao invés de se lamentar, você fica feliz em estar liberta para transformar sua vida para melhor. Beijos.

Jeanne Geyer disse...

Adélia, lembrei do curso de evangelizadores onde tinha uma dinâmica que consistia em listar entre 10 3 qualidades mais fortes em cada um, e depois, entre 10 tres defeitos. Nos defeitos nosso grupo foi unânime em um item: CONTROLE. Aff!
Bem, conclui que entre outras, esta caracteristica atrapalha muito os relacionamentos, pois o controlador é também dominador, portanto tem menos flexibilidade para conviver com as diferenças e aceitar opiniões diversas.
É muito complicado, mas estamos "trabalhando" nossas fragilidades no grupo.
Beijos

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Bem lembrado, Jeanne. Deve ser um trabalho muito interessante! Beijos.

Anônimo disse...

Oi Adélia, Hoje gostaria muito de carinho! Sabe, tem coisas que me deixa muito triste e uma delas é a mentira, principalemente vindo do meu ex, Adélia ele annada dizendo cada coisas, e tudo é mentira, eu fui uma pessoa muito correta e honesta com ele, eu sou assim, não acho que errei, pois sou assim... Mas dói, isso me fere, a ciadde é bem pequena, daí as coisas vão espalhando...Puxa será que aquela frase, aqui você semea o que planta, parece que nnão se aplica pra ele, puxa desde da separação só o vejo levando vantagem em tudo, passando como "rei", nossa é ruim... Mas olha posso está triste hoje, agora, mas o que tenho certeza é que daqui a pouco estarei de cabeça erguida, pois eu tenho muito orgulho de mim e sei que Deus está olhando pra mim e que tudo isso passará... Assim é a vida e assim vous eguindo, olhando pra frente,semprekkkkkkkkkkk.
Obrigada e tenha uma linda semana!
Walquíria.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Walquiria, tente se desconectar desta fonte, pois lea é muito nociva para você. As pessoas que realmente te conhecem, saberão se portar neste momento e continuarão ao seu lado. Os que são mais esclarecidos, se comportarão de maniera neutra sem tomar partido algum. Os que não se encaixarem em nenhuma destas categorias, deixe de lado. De forma breve ou não, a vida de tudo e todos se encarrega. O importante é você se centrar em você mesma e continuar sua caminhada. Beijos.