domingo, 19 de junho de 2011

Porque o termo "ABUSO"


"A definição atual de abuso dada pelos profissionais de saúde mental abrange
tanto a violência física como a psicológica.

Abuso é definido como qualquer comportamento que visa a controlar e subjugar outro ser humano, pelo uso do medo, humilhação e agressões verbais ou físicas. Em outras palavras, você não precisa levar uma surra para ser vítima de um abuso.

Na agressão física, as armas são os punhos; na agressão psicológica, as armas são as palavras. A única diferença entre as duas é a escolha das armas.

Não uso o termo abuso de maneira vaga. Não o emprego para descrever um mau humor ocasional ou a manifestação de sentimentos furiosos, como ocorre em qualquer relacionamento. Uso-o para descrever a perseguição sitemática de um parceiro a outro. A violência verbal não recebe a atenção que merece, já que pode ser devastadora para a saúde mental de uma pessoa num período mais prolongado. Muitas vezes as mulheres me dizem: 'Pelo menos ele não me bate.' Minha resposta a essa declaração é a seguinte: 'O resultado é o mesmo. Você se sente igualmente assustada, tão desamparada e com a mesma angústia. Que diferença faz se as armas são os punhos ou as palavras?'"



Autoria: Dra. Susan Forward & Joan Torres
Livro: Homens que odeiam suas mulheres & As Mulheres que os amam


Imagem: Misoginia
definicionabc.com



2 comentários:

Nilson Barcelli disse...

A perseguição sitemática de um parceiro a outro é altamente condenável, nomeadamente a psicológica.
Querida amiga Adélia, bom fim de semana.
Beijos.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Nilson, ótimo fim-de-semana a você também! Beijos.