quinta-feira, 6 de agosto de 2009

NA SABEDORIA DA INCERTEZA...



- Ikebana -



A busca de segurança é relamente um apego à certeza, ao conhecido, que é a prisão de nosso condicionamento passado. A libertação de nosso passado está na sabedoria da incerteza. Sem ela a vida é apenas repetição de lembranças desgastadas. Não há nisso nenhuma evolução, e na ausência desta surgem a estagnação, a entropia e a decadência.


Nas antigas tradições de sabedoria a solução para esse dilema estava em nossa disposição a nos afastar do conhecido, penetrar no desconhecido e entregar nossos desejos à mente criativa responsável pela orquestração da dança do universo. O desconhecido é o campo de todas as possibilidades, sempre inédito, novo e aberto à criação de novas manifestações. Esse campo pode orquestrar uma infinidade de eventos de espaço-tempo para efetuar o resultado visado. Mas quando nossa intenção fica presa a uma mentalidade rígida, perdemos a fluidez, a flexibilidade e a criatividade inerentes ao campo.


O apego ao resultado específico congela nosso desejo numa estrutura rígida e, assim, interfere em todo processo de criação. A verdadeira consciência da riqueza é a capacidade de tudo que quisermos, no momento que desejarmos, com um mínimo esforço. Distanciamento é sinônimo de consciência de riqueza, porque junto a ele existe a liberdade de criar. Como poderemos criar se estivermos agarrados, ávidos e ansiosos? Não precisamos ter uma ideia rígida do que faremos na semana que vem ou no ano seguinte, porque, se ficarmos rigidamente agarrados àquela ideia, nos fecharemos para uma série completa de possibilidades.




Autoria: Deepak Chopra
Livro: As Sete Leis Espirituais do Sucesso

Imagem:
Fundação Mokiti Okada (11) 5087-5010


Nenhum comentário: