sábado, 21 de julho de 2012

Respiração e Saúde


Você sabia que a respiração correta desempenha um grande papel na nossa qualidade de vida?

Uma respiração longa e profunda alimenta e dá energia ao corpo, além de ajudar na eliminação de toxinas. Ou seja, quem respira corretamente tem saúde.

No nosso dia-a-dia, entretanto, só há espaço para a respiração rápida. E assim as pessoas só respiram o ar suficiente para se manter vivas.

Sem falar que muita gente hoje não respira pelo nariz, mas pela boca, por causa da obstrução nasal. Pudera: a alimentação é rica em massa, queijo, leite e açúcar refinado. Resultado: esses alimentos fazem você produzir muco (catarro), que vai se armazenando nas vias respiratórias e dificulta a respiração.

Em outras palavras, a maioria das pessoas não modifica nem 10% do ar dos pulmões. Como conseqüência, falta oxigênio e o corpo fica carregado de gases tóxicos, que em contato com o sangue ocasionam diversos males, como enxaqueca, dor de cabeça, cansaço crônico e falta de libido.

A solução é aliar o corre-corre cotidiano com uma vida saudável, procurando comer mais alimentos vivos, como sucos e vegetais frescos, fazendo exercício físico, mental e, claro, respirando – pelo nariz, e não pela boca.


COMO RESPIRAR CORRETAMENTE

  • Respire profunda e lentamente, pelo nariz, com a boca fechada, até encher completamente o pulmão de ar. Isso leva em torno de cinco segundos. Solte o ar lentamente, até esvaziar totalmente os pulmões, e repita o processo pelo menos cinco vezes.
  • Essa é a respiração correta – você enche o pulmão de ar até não agüentar mais e, com o auxílio dos músculos da barriga, empurra o ar para fora.
  • Concentre-se na respiração e veja que todo o abdome é usado para expelir o ar dos pulmões.
  • Faça também a respiração tampando uma das narinas de cada vez.
  • Pratique essa respiração a qualquer hora, ao menos uma vez por dia. Antes de dormir ela acalma, relaxa. Pela manhã, ao acordar, ela clareia a mente.
  • Caminhe de vez em quando em um espaço arborizado e aproveite para praticar a respiração profunda.
  • Mesmo no trabalho, separe um tempinho para praticar a respiração profunda, alongando a coluna e levantando os ombros. Mantenha sempre a postura ereta, para facilitar a respiração profunda.
  • Relaxe a musculatura. Assim você vai conseguir respirar mais profundamente.




    Fonte:

4 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Visitar o teu blogue é ter a certeza de que se aprende aempre alguma coisa...
Beijo, querida amiga.

Penélope disse...

Adelia, passando para prestigiar seu espaço e conhecer o conteúdo. Gostei muito.
Abraços

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Nilson, sempre muito grata por sua visita e comentário atencioso! Beijo, querido amigo.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Malu, seja sempre bem-vinda! Grata por sua presença e avaliação! Abraço.