A cada ano, a comunidade internacional se une em memória do Holocausto e reflete sobre as lições que não devemos esquecer. É uma celebração anual de vital importância.
No aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista, lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes.
Este ano, fazemos uma homenagem especial às mulheres que sofreram no Holocausto. Mães e filhas, avós, irmãs e tias, que tiveram suas vidas irrevogavelmente mudadas, separadas de suas famílias e com suas tradições destruídas. Contudo, apesar de terríveis atos de privação, discriminação e crueldade, elas sempre encontraram maneiras de lutar contra seus perseguidores.
Juntaram-se à resistência, salvaram aqueles em perigo, contrabandeando alimentos para os guetos e fazendo enormes sacrifícios para manter seus filhos vivos. Sua coragem continua sendo uma inspiração. Neste Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, vamos homenagear essas mulheres e seu legado. Vamos nos comprometer a criar um mundo onde tais atrocidades não se repitam.
Estamos todos conscientes de que esse futuro ainda tem que se tornar uma realidade. Em todos os lugares de nosso mundo, as mulheres e as meninas continuam suportando violência, abuso e discriminação. As Nações Unidas estão plenamente empenhadas em promover e proteger seus direitos humanos fundamentais. Ao dar poder às mulheres, fortalecemos toda a sociedade.
Fonte:
http://unicrio.org.br/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto-%E2%80%93-27-de-janeiro-de-2011/
Imagem: Internet
3 comentários:
Olá Adelia!
Bela e merecida homenagem. No ano passado o amigo Marco Santos (do Antigas Ternuras) e mais alguns atores fizeram uma peça (um musical) sobre a vida de Anne Frank. Vi alguns trechos filmados. Linda mesmo, acho que todas as comunidades judaicas deveriam assistir.
Acho que temos que relembrar para sempre, para que JAMAIS aconteça novamente! Um beijo!
Claudinha, o Respeito à Dignidade do Ser é o que deve ter preponderância na Vida! Jamais em tempo algum, atrocidades contra os seres devem acontecer! Beijos.
Assim seja, nossa espécie parece mesmo engatinhar rumo ao que pederíamos chamar de "humano"..
um bj querida
T
Postar um comentário