segunda-feira, 30 de abril de 2012

Seja Mais Você



"O processo começa na infância. É nessa fase, garantem os especialistas, que formamos a opinião e o sentimento que temos por nós mesmos. É a partir dessas experiências primeiras que seremos capazes de respeitar, confiar e gostar de nós mesmos. Ou não. Mas é certo, também, que no decorrer da vida, há momentos em que a auto-estima, por mais reforçada, sofre abalos.
Entre as características mais marcantes da baixa auto-estima estão a insegurança, a sensação de inadequação, as incertezas e dúvidas constantes, a irrefreável necessidade de aprovação. Características que decorrem, principalmente, de processos de perda, abandono, rejeição e críticas.
Com a auto-estima elevada, por sua vez, somos o reverso. Ficamos mais dispostos ao elogio e à expressão de afeto, ficamos menos ansiosos, mais autoconfiantes e satisfeitos. O melhor: somos capazes de construir relações mais saudáveis e criativas e de conquistar a paz interior. Essa, que conquistamos sozinhos e que ninguém nos tira.
... em dez itens, alguns conselhos que podem ajudar nessa empreitada.
1. Invista no auto-conhecimento. Investigue-se, dedique mais tempo a você, suas necessidades, suas escolhas. Não tenha pressa.
2. Seja carinhoso com o seu próprio corpo. Mantenha a boa forma física, faça atividades prazerosas. Isso o fortalecerá, além de deixá-lo uma pessoa mais saudável e bem-disposta.
3. Selecione as pessoas que terão o privilégio de conviver com você, de fazer parte da sua vida. Existem aquelas que, definitivamente, não valem a pena. O seu tempo é preciso. Não o desperdice.
4. Não culpe ninguém pelos erros que você comete e não encare as críticas como ataques pessoais. Relativize. Aprenda a receber críticas. Lembre-se que somos pessoas diferentes. Cada uma percebe as coisas à sua maneira, de acordo com suas circunstâncias e experiências. Sempre podemos aprender com os outros.
5. Não tente agradar a todos. Essa é uma tarefa humanamente impossível. Aprenda a dizer não, pois em muitas situações essa expressão não só é inevitável como a mais adequada.
6. Acostume-se com sua imagem no espelho e aprenda a gostar dela. Realce as partes que mais gosta. Mas por você, não por conta da opinião alheia. Lembre-se que defeitos, todos têm.
7. Ouça a sua intuição. Confie em você. No seu próprio valor, nas suas qualidades, ainda que os outros não reconheçam ou não concordem com você.
8. Busque prazer no trabalho. É onde gastamos a maior parte do nosso tempo. Portanto, além do dinheiro, ele deve ser uma fonte de satisfação.
9. Como está a sua casa? Reflete harmonia, equilíbrio e bem-estar? O seu espaço deve refletir o seu mundo interior. Uma casa desorganizada tende a destruir sua auto-estima. Faça uma faxina já.
10. Acredite que você é uma pessoa especial, que merece ser amada. E a primeira pessoa a fazer isso é você mesmo".



Fonte:

.
Imagem:
falandosegredos.blogspot.com


2 comentários:

Elaine Nogueira disse...

SIMPLESMENTE,FANTÁSTICO! MEUS PARABÉNS, QUERIDA!
FELICIDADES E MUITO SUCESSO, BJUS!!

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Elaine, muito grata pela presença e comentário atencioso! Felicidade e Sucesso para todos nós!Beijos.